.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 7h30min às 17h00min

Saúde - Terça-feira, 30 de Junho de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

NOTA DE ESCLARECIMENTO - TESTES DIAGNÓSTICOS DE COVID-19

Quando fazer RT-PCR e quando fazer o Teste Rápido?


NOTA DE ESCLARECIMENTO - TESTES DIAGNÓSTICOS DE COVID-19

  A Secretaria de Saúde de Marabá Paulista vem através desta nota, esclarecer as dúvidas da população com relação aos exames realizados para diagnosticar a COVID-19 no município.

  Vale ressaltar sempre que seguimos as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), ANVISA e Ministério da Saúde.

  O teste RT-PCR (swab de orofaringe nasal) identifica o vírus em amostras respiratórias em ATÉ SETE DIAS DO INÍCIO DOS SINTOMAS, ou seja, quando o vírus está agindo no organismo do paciente. 

  O teste rápido, que identifica a resposta do organismo à infecção pela COVID-19, ou seja, o anticorpo, deve ser feito A PARTIR DO OITAVO DIA DO INÍCIO DOS SINTOMAS, tempo suficiente para que o organismo desenvolva defesa (anticorpos) contra o vírus. 

  Sendo assim, se o paciente coletar sangue para a realização do teste rápido ANTES do oitavo dia do início dos sintomas, o mesmo será negativo, pois o organismo ainda não terá desenvolvido defesa contra o vírus. 

   Da mesma forma em que se o paciente coletar o swab de orofaringe APÓS o sétimo dia do início dos sintomas, o mesmo também será negativo. 

  Portanto: ATÉ O SÉTIMO DIA DE INÍCIO DOS SINTOMAS, SERÁ COLETADO RT-PCR, APÓS O SÉTIMO DIA DE INÍCIO DOS SINTOMAS SERÁ COLETADO SANGUE PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE RÁPIDO. 

  Esperamos desta maneira conseguir sanar as dúvidas da população com relação aos exames. Qualquer dúvida nos colocamos a disposição, através do telefone do Centro de Saúde (18) 3996-1125.

364 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Marabá Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.