Saúde - Quinta-feira, 30 de Abril de 2020

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RECOMENDA O USO DE MÁSCARAS

O uso de máscaras diminui as chances de contágio do Covid-19

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE RECOMENDA O USO DE MÁSCARAS

O uso de máscaras se tornou um importante aliado no combate ao coronavírus, pois diminui as chances de contágio.

O Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras para todos. Diante da dificuldade de encontrar máscaras, o ministério solicita a população para que confeccionem suas próprias máscaras, assim as máscaras cirúrgicas e N95 ficam exclusivas para os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate a pandemia.

As máscaras confeccionadas em casa devem ter duas camadas de tecido. Devem ser usados tecidos de algodão, tricoline ou TNT. A máscara deve cobrir totalmente boca e nariz e ficar bem ajustada ao rosto e seu uso é individual, sendo assim ela não deve ser compartilhada.

Como usar a máscara caseira:

Lave as mãos com água e sabão, antes de retirar a máscara;

Remova a máscara pelo laço ou nó da parte de trás e evite tocar na parte da frente;

Deixe a máscara de molho por 30 minutos em uma mistura de 1 parte de água sanitárias (2% a 2,5%) com 50 partes de água potável. Por exemplo: 10ml de água sanitária para 500ml de água potável;

Lave a máscara e as mãos com água e sabão;

A máscara precisa estar seca para ser utilizada de novo!

Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e guarde em saco plástico;

Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade;

Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração.

O uso da máscara caseira ajuda na prevenção da COVID-19 mas não descarta outras medidas de prevenção, como o distanciamento social e higienização das mãos.

Usando máscara você se protege e protege o outro!